top of page

ABW - Associação de B-Boys
e B-Girls para o Mundo

A Associação de bboys e bgirls para o mundo – ABW é uma instituição sem fins lucrativos e também um Ponto de cultura, que atua no município de Cachoeira-BA, desde o ano de 2006. Sendo, idealizada por dois jovens irmãos, Andreson e Renaildes Dórea que ao criar a associação tinham como objetivo disseminar os pilares da cultura hip-hop e promover a inclusão dos jovens em situação de vulnerabilidade social nas atividades artísticas, socioeducativas e profissionais para que estes se tornem futuras lideranças, capazes de atuar como agentes multiplicadores da cultura em diferentes espaços.


A ABW iniciou suas atividades com a prática da dança, desenvolvendo aulas para crianças e adolescentes do município de Cachoeira com o ABW Kids e o ABW Crew nas imediações da Rua Julião Gomes e no Morumbi, inicialmente as atividades concentravam-se na casa dos avós dos fundadores, em escolas e sede de moradores. E desde 2017, na sede provisória, vem estabelecendo parcerias com diversas instituições visando ampliar as ações e oferecer diferentes atividades como as danças urbanas, graffiti, fotografia, curso de inglês, cursos profissionalizantes e outras atividades destinados para os alunos das cidades de Cachoeira, São Félix e Muritiba, bem como para a comunidade externa.

Dentre os projetos realizados pela ABW destaca-se o Festival Nacional de Hip-Hop do Recôncavo- FENAHR (2021) e Recriando o Nosso Futuro (2020) com premiações via editais de cultura Secultba/Aldir Blanc. A realização do Festival Dança Cachoeira (cooprodução); A Rua em Movimento (2017), Dante Festival -Teatro e Dança (2013), hip-Hop Dance nas comunidades Rurais de Cachoeira (2017), Worshop dance (2014-2015), ABW kids (2006-2015), e outros. A associação conta com o grupo de dança ABW crew composto por 30 membros e conquistou algumas premiações em competições como: 1º lugar no Fest Dance de Muritiba (2019); 3º lugar na competição de street dance da LBBB em Salvador (2018); Grupo destaque em Inhampube-BA (2018); a realização de espetáculos no Cai Dentro (2016), Aniversário de Cachoeira (2018-2019), Flica (2018), Encontro de Corais -Santo Amaro (2019) e diversas apresentações em cidades da Bahia.

Estima-se que o projeto já atingiu mais de 300 crianças e adolescentes ao longo dos anos de atuação por meio de suas ações nos diferentes bairros, escolas e espaços culturais do município e de outras cidades. E visando potencializar os trabalhos desenvolvidos no âmbito cultural e social, a associação criou em 2018 o Departamento de Estudos e Pesquisa Aplicados ao Hip Hop, no qual são realizadas estudos sobre as danças e a cultura hip hop, buscando auxiliar na formação e na geração de renda dos participantes, bem como sua atuação no mercado de trabalho criativo. E recentemente a associação tem buscado apoio via editais para a realização do Projeto Abw Recriando o nosso futuro, para poder garantir melhores estruturas para ações, além de ampliar as atividades que a associação tem promovido.

LBBB R5.jpg

Lema: “Seguimos em frente, porque acreditamos no efeito transformador que a arte e cultura hip-hop promovem nos diversos espaços em que habitam”.

OBJETIVO


O principal objetivo do Instituto ABW é promover a transformação social nas comunidades, garantir oportunidades e despertar o protagonismo dos jovens, tornando-os em agentes multiplicadores que causem impactos na sociedade.

Para alcançar isso, adotamos a missão de fomentar de forma criativa o desenvolvimento de habilidades técnicas, educacionais, artísticas e profissionais que gerem oportunidade e a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social. Portanto, buscamos ser um centro de referência em inovação e na cultura HIP-HOP.

EQUIPE

bottom of page