top of page
Buscar
Foto do escritorAbw Crew

Projeto “ABW - Recriando o Nosso Futuro” é encerrado com espetáculo de dança inédito no CineTheatro CachoeiranoNo

No último sábado (27), a Associação ABW realizou o encerramento do projeto ABW - Recriando o Nosso Futuro. O evento, que lotou o CineTheatro Cachoeirano, reuniu crianças, jovens, artistas, fazedores e apoiadores da cultura de Cachoeira.

Durante a abertura, Reina Dórea e Sibele Sudré contaram um pouco da trajetória da ABW, falaram sobre os desafios de captar recursos e gerir um projeto que beneficia crianças, adolescentes e jovens negres da cidade.

Reina, que atua como coordenadora executiva e é responsável pela captação de recursos e planejamento estratégico da Associação, contou que a ABW surgiu a partir de um sonho de criança compartilhado com seu irmão, Andreson Dórea, e do desejo de ter um espaço para realização de atividades artísticas voltadas para a dança. 

“A gente recebeu um chamado da comunidade. As crianças da nossa rua se aglutinavam na porta da casa da minha avó porque eles viam a gente dançando e queriam reproduzir. Então começamos pequenininhos, colocando as crianças para dançar dentro da casa dela e com o tempo isso foi sendo ampliado até virar uma instituição”, explicou.

Sibele, que coordena a comunicação da Associação ABW e fundou a marca parceira Coração de Quipá, afirmou que o projeto ABW -  Recriando o Nosso Futuro é um fruto da semente plantada por Reina e Andreson há mais de 17 anos. “O projeto vem da proposta de mostrar que o hip-hop também é uma ferramenta de aprendizagem. Através dele nós podemos ensinar, aprender e quebrar muitos preconceitos”, disse.

Durante um ano, o projeto ofereceu oficinas de dança, graffiti, produção musical, fotografia e inglês para mais de 200 crianças, adolescentes e jovens de Cachoeira e região. Como resultado desse processo, durante o evento de encerramento o grupo apresentou o espetáculo “Afrofuturismo: Recriando o Nosso Futuro”, que mescla ritmos afro-brasileiros, break dance, capoeira e uma intervenção musical de rap com letra e beat produzidos durante as oficinas. Também foi realizada uma exposição com as artes produzidas pelos alunos das oficinas de graffiti.



Além do espetáculo e da exposição, a ABW apresentou o trailer do documentário “ABW: Da quebrada para o mundo”, que aborda a trajetória da instituição e apresenta as contribuições dos jovens das periferias para a cultura de Cachoeira. O documentário será lançado oficialmente  no dia 12 de outubro - data em que a ABW completa 18 anos de existência.

Confira os registros!



Fotos: Luana Miranda.

O projeto é realizado pela Coração de Quipá junto com a ABW, através do patrocínio da Transportadora Associada de Gás S.A - TAG -  https://ntag.com.br/ e com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Lei Estadual de Incentivo ao Patrocínio de Cultura - FazCultura (Lei Estadual Nº 7.014/1996), e com aprovação da Secretaria de Cultura - SECULT. O evento de encerramento contou com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeira, Fundação Hansen Bahia e Cine Theatro Cachoeirano.


78 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page